Risco de incêndios florestais é alto com estiagem; bombeiros reforçam operação inverno


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 23/06/2020

O maior incêndio florestal do Brasil aconteceu no Paraná, em 1963. 7 estados tiveram que enviar ajuda para conter o fogo, que consumiu 2 milhões de hectares durante 2 meses e impactou fortemente a produção agrícola na época. Hoje, com o tempo extremamente seco, a operação de inverno realizada todos os anos pelo Corpo de Bombeiros, que tem como foco evitar incêndios em áreas de matas, restingas e florestas, começou mais cedo.

Durante este período os bombeiros se organizam em equipes especializadas no combate aos incêndios florestais aqueles que não estão em plantão ficam atentos ao celular porque podem ser chamados para equipes extras, ativadas a qualquer hora do dia. O major Pinheiro do Corpo de Bombeiros do Paraná lembra que tanto a limpeza de terrenos com a utilização do fogo, quanto a incineração de lixo são crimes ambientais, que podem sair do controle facilmente e provocar incêndios.

O major também ressalta que não apenas a floresta é destruída pelo fogo, mas há uma série de consequências inclusive para a população.

Segundo o major Pinheiro, o atendimento do Corpo de Bombeiros deste ano já supera em 50% a quantidade de atendimentos do ano passado.

 

Repórter Amanda Yargas