Primavera: saúde e autoconhecimento pela medicina chinesa


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 22/09/2022

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 30% da população brasileira sofre de algum tipo de alergia, quadro que tende a se intensificar com a chegada da primavera, que começa hoje, dia 22 de setembro. Segundo a naturóloga e acupunturista, Caroline Alboneti, para a medicina chinesa a alergia indica uma deficiência energética do meridiano do pulmão, e o agravamento das alergias nesta época tem vários motivos, como pólen, a umidade e o vento, alimentação e estresse. Ela explica que segundo a teoria dos 5 elementos, a primavera está relacionada com o elemento madeira, que rege o Fígado e a Vesícula Biliar, órgãos que podem se desequilibrar com mais facilidade nesta estação.

A especialista destaca que algumas mudanças podem ajudar a aliviar sintomas alérgicos e também promover mais disposição na primavera.

Carolina destaca que na primavera temos o despertar e crescimento da energia Yang, relacionada à expansão e movimento, o momento que a terra começa a aquecer e acordar do sono de Inverno. Da mesma forma, em nosso corpo, devemos assumir o movimento de expansão para nos harmonizarmos com a estação.