Pessoas que tiveram dengue são duas vezes mais propensas a desenvolver sintomas da Covid-19


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 15/06/2021

Pessoas que tiveram dengue são duas vezes mais propensas a desenvolver sintomas da Covid-19. O dado é de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em uma cidade do Acre. Dois fatores foram apontados como possíveis causas: a primeira é que os anticorpos contra o vírus da dengue podem ter favorecido o agravamento da Covid-19. O outro está relacionado à condições socioeconômicas, que podem ter deixado os participantes do estudo mais expostos, como avalia a pesquisadora Vanessa Nicolete.

Segundo a doutora Raquel Monteiro de Moraes, infectologista da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, os sintomas da dengue são febre, mal-estar, dores no corpo e de cabeça e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. Por isso é possível confundir o quadro de dengue com a covid-19, como explica a médica.

A dengue é transmitida por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti, que depositam seus ovos em água parada. Então, a infectologista relembra que os cuidados para evitar a doença de se espalhar são aqueles que impedem o mosquito de se desenvolver.

No Paraná, segundo o último boletim da Secretaria da Saúde, divulgado nesta terça-feira, a dengue tem desde 26 de julho do ano passado, 84mil e quinhentas notificações, com 23 mil 138 casos confirmados. Neste período de cerca de um ano, 299 pessoas tiveram casos graves da doença e 28 morreram. 

 

Amanda Yargas