Pesquisa revela que nove em cada dez pequenas cidades do Paraná enfrentam problemas com o consumo de drogas


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 14/01/2020

Uma pesquisa divulgada nessa segunda-feira pela Confederação Nacional de Municípios revelou que 89% das cidades de pequeno porte do Paraná enfrentam problemas relacionados ao consumo e circulação de drogas. Ao todo, o estudo considerou os dados repassados por 136 municípios, sendo com menos de 50 mil habitantes.
Considerando o problema, a situação do Paraná chega a ser mais grave do que a média nacional, onde 85,43% das 1.599 cidades pesquisadas enfrentam problemas por conta do consumo e circulação de drogas.
Segundo o presidente da CNM, Glademir Aroldi, o grande problema é que nos municípios de pequeno porte, o alcance das drogas ainda esbarra na falta de recursos públicos para o enfrentamento.

 A Fundação Getulio Vargas informou que a redução nos custos das passagens aéreas e da conta de luz ajudou a desacelerar a inflação ao consumidor na primeira prévia de janeiro do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) subiu 0,33% nos primeiros dez dias de janeiro, após uma alta de 0,59% na mesma leitura de dezembro.
A passagem aérea passou de uma alta de 14,47% para um recuo de 9,58% no período. A tarifa de eletricidade residencial caiu de 0,29% para -1,69% (pronuncia-se negativo).
Na direção oposta, houve elevação nas taxas dos grupos Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais.

 O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) continua reforçando a importância da doação de sangue, principalmente nesta época do ano, quando cai o número de doadores e os estoques ficam baixos.

Para ser um doador de sangue é simples. Basta procurar uma das unidades de coleta de sangue no Estado.