Paraná vai fechar acordo de produção da vacina russa, primeira eficaz contra Covid-19


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 11/08/2020

O Governo do Paraná informou que vai assinar nesta quarta-feira um convênio com uma empresa estatal russa para produzir a vacina Sputnik V. O acordo prevê que o estado poderá fazer testes, produzir e distribuir a vacina.

Segundo o governo, o próximo passo depois da assinatura do acordo é o compartilhamento do protocolo russo com a Anvisa, para que a agência libere todas as etapas do imunizante.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta terça-feira que a Rússia é o primeiro país do mundo a registrar uma vacina contra o novo coronavírus.

 

 Agentes, servidores e presas da Penitenciária Feminina do Paraná foram testadas para Covid-19 por uma equipe da UFPR. Nenhum funcionário testou positivo para a doença, mas entre as 320 detentas, três foram confirmadas para Covid-19 e 3 tiveram resultado inconclusivo e vão passar por um novo teste.

As presas que apresentaram infecção pelo novo coronavírus já estavam separadas das outras porque entraram na unidade prisional recentemente.

Segundo a Universidade, o sistema penitenciário apresenta um cenário complexo para esta pandemia, já que tem rotatividade e aglomerações forçadas. A Penitenciária Feminina do Paraná, após receber os resultados dos testes, entrou em quarentena.

 

 E a prefeitura de Maringá, no Norte do Paraná, e a câmara municipal da cidade estão analisando formas de apoiar os empresários que tiveram lojas destruídas por um incêndio em um shopping atacadista da cidade, como isenção de ISS, suspensão de tributos e apoio do fundo de aval para financiamentos.

A maior parte dos empresários perdeu os estoques da coleção verão que seria lançada nos próximos dias. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu 20 mil dos 34 mil metros quadrados do estabelecimento e mais da metade das 170 lojas destruídas, mas ninguém ficou ferido.