Paraná é terceiro estado com mais cidades com um único candidato a prefeito


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 22/10/2020

Imagine acordar no dia da eleição, ir até a urna, digitar o seu próprio número e pronto, ter certeza que será o próximo prefeito da sua cidade. 

Em todo Brasil, 106 municípios terão somente 1 candidato a prefeito. O Paraná é o terceiro estado com mais cidades nesta situação. Quem lidera a lista é o Rio Grande do Sul, com 32 municípios com candidato único, seguido por Minas Gerais, com 17.

Aqui são 14 cidades. Em 8 delas os prefeitos são candidatos a reeleição: Corbélia e Catanduvas, na região Oeste; Pranchita no Sudoeste; Cafezal do Sul, Juranda, Moreira Sales e Santa Cruz de Monte Castelo, no Noroeste; e Tomazina no Norte Pioneiro. As cidades em que o candidato não é o atual prefeito são Salgado Filho, no sudoeste; São José das Palmeiras, no oeste; Francisco Alves e Indianópolis, no Noroeste; Rancho Alegre, no Norte; e Santana do Itararé no Norte Pioneiro. 

Nestas cidades, o candidato precisa de apenas um voto para se eleger. Segundo a advogada especialista em Direito Eleitoral Juliana Bertholdi, a situação contrasta com a tendência de haver mais candidatos a prefeito nestas eleições, depois da mudança nas regras de coligações. Neste ano, as coligações para eleição de vereadores estão proibidas, o que levou muitos partidos a lançarem um candidato ao executivo para dar mais visibilidade aos candidatos às câmaras municipais. No entanto, nas cidades com candidatura única para a prefeitura, ela acredita que a decisão de não concorrer passa por questões de popularidade e investimentos de campanha. 

A jornalista Karina Pizzini coautora do projeto Meu, Seu, Nosso Voto e representante da Escola da Política, avalia que é necessário uma construção coletiva para a democracia, que promova a consciência de cada cidadão como agente político. 

 

Amanda Yargas