OMS diz que pandemia não acaba em 2021


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/03/2021

Nesta segunda-feira, o diretor de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, disse que é prematuro e irreal dizer que a pandemia poderia ser parada até o final deste ano. No entanto, o diretor considerou que as vacinas têm papel importante para reduzir drasticamente as hospitalizações e mortes em decorrência da doença. 

Segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, o número de casos de covid-19 voltou a aumentar em escala mundial, depois de seis semanas de queda. Apesar de considerar a situação decepcionante, ele disse que não é surpresa. 

Tedros disse que a Agência está trabalhando para entender porque os casos estão aumentando, mas considerou que parte disso se deve ao relaxamento das pessoas com as medidas de segurança sanitária. 

Ele ainda lembrou que os países não estão em uma competição entre si mas contra o vírus. Por isso considerou lamentável que jovens saudáveis estejam sendo vacinados em países ricos, ao invés de estas doses serem doadas para outros países que ainda não terminaram de vacinar seus profissionais de saúde.  “ Nós não estamos pedindo para que os países coloquem sua população em risco. Nós estamos pedindo para que todos os países sejam parte de um esforço global para eliminar o vírus em todos os lugares”.