Número de casos de coronavírus aumenta no Paraná


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 18/03/2020

Um balanço divulgado no início dessa terça-feira pela Secretaria de Estado da Saúde mostrou que já são 12 casos confirmados do coronavírus no Paraná. Segundo a Secretaria, todos os confirmados são casos importados e ainda não há registro de transmissão comunitária no Estado.  São 7 em Curitiba, 2 em Cianorte, no noroeste, 1 em Campo Largo, 1 em Pinhais, ambas cidades da região metropolitana de Curitiba e 1 em Londrina, no norte do Estado. O levantamento do Ministério da Saúde apontou um avanço dos casos suspeitos no Paraná, saindo de 85 para 240.

 

O prefeito de Curitiba Rafael Greca decretou nessa terça-feira situação de emergência em saúde na cidade. De acordo com o chefe do Executivo da capital, a medida dá mais agilidade e garante as bases legais para que a gestão municipal adote medidas no combate ao coronavírus.
O decreto permite que a prefeitura determine a realização compulsória de exames médicos, testes em laboratórios, coleta de amostras clínicas, vacinação e tratamentos médicos. O documento também criou um Comitê de Técnica e Ética Médica que vai orientar as decisões contra a pandemia e definir as prioridades na compra de itens e serviços emergenciais.

 

Em nota divulgada na noite dessa terça-feira, pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, o governo informou que vai pedir ao Congresso Nacional para reconhecer estado de calamidade pública em razão da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Se for reconhecido o estado de calamidade, a União não precisará cumprir a meta fiscal prevista para 2020.
Após o governo informar que vai fazer a solicitação de reconhecimento, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, informaram que apoiarão o pedido.