Morre Elisabeth II, rainha do Reino Unido por 70 anos


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 08/09/2022

Morreu nesta quinta-feira a rainha Elisabeth II. Aos 96 anos, ela estava sob cuidados médicos no Castelo de Balmoral, na Escócia, residência de verão da família real. Os quatro filhos da rainha, juntamente com as esposas, e o príncipe William e o príncipe Harry, viajaram para ficar com ela. O comunicado oficial do Palácio de Buckingham que anunciou o falecimento da monarca disse que ela morreu em paz. 

Há dois dias, Elisabeth II recebeu no castelo Liz Truss, para a posse de Truss como primeira-ministra. Este foi um acontecimento inédito já que a posse geralmente acontece em Londres, no Palácio de Buckingham. Depois disso, a agenda da rainha foi cancelada em atenção à sua saúde já debilitada. 

Elisabeth II, que assumiu o trono em 1952, foi a monarca de maior longevidade e a de reinado mais longo na história do Reino Unido, e também era a chefe de estado há mais tempo no cargo no mundo, um total de 70 anos. Ela era rainha do Reino Unido e de mais catorze Estados independentes chamados de Reinos da Comunidade de Nações, que incluem por exemplo Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Era também a chefe da Commonwealth, uma organização intergovernamental composta por 53 países. 

Com a partida da rainha Elisabeth, Charles é o novo rei e Camilla a rainha consorte, título dado à esposa do monarca reinante, já que rainha é destinado apenas às mulheres que já nasceram na família real. O casal retornam a Londres nesta sexta-feira. 

Fonte - AERP