Ministério da Saúde garante vacina para adolescentes do PR


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 24/09/2021

O Ministério da Saúde garantiu nesta quinta-feira que vai enviar 99mil 450 doses de imunizantes da Pfizer ao Paraná para a vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente. A remessa está prevista para chegar no final da tarde desta sexta-feira. Este é o primeiro lote com destinação aos adolescentes enviados ao estado depois da reinclusão de adolescentes sem comorbidades no Programa Nacional de Imunizações (PNI) O secretário-executivo do Ministério, Rodrigo Cruz, disse que está prevista a entrega de mais 100 milhões de doses da Pfizer ao Brasil até o final do ano, o que vai garantir a pelo menos a primeira dose a todos os adolescentes paranaenses até dezembro.

 O Paraná vai enviar uma cópia do relatório da Frente Parlamentar do Coronavírus, instalada na Assembleia Legislativa do Paraná, para a CPI da Covid do Senado. O documento foi solicitado pela Comissão, e traz o conteúdo discutido em 21 sessões da frente parlamentar, incluindo discussão sobre vacinas, visitas a laboratórios, centro de pesquisas, além da questão de medicamentos e testagens.

 

Uma baleia-fin, animal ameaçado de extinção,  encalhou e foi encontrada morta na Praia Grande da Ilha do Mel, no Litoral do estado, na última terça-feira. É a primeira vez que o encalhe de um animal desta espécie é registrado no Paraná. 

A baleia era um macho adulto, de quase 20 metros e estava em estado avançado de decomposição. Duas equipes do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná fizeram coleta de materiais biológicos e avaliação da condição da carcaça nessa quarta-feira. A análise vai identificar  quais eram as condições de saúde do animal e possíveis causas da morte. Amostras vão ser enviadas para laboratórios parceiros para apoiar projetos de pesquisa direcionados a esta espécie.

 

 Fonte - AERP