Leitos de UTI para pacientes com Covid estão 100% ocupados no HU, em Ponta Grossa


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 02/12/2020

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, atingiu a lotação máxima nos leitos exclusivos para pacientes com a Covid-19, conforme o último boletim, divulgado na terça-feira. Ao todo, o hospital tem 30 vagas de UTI reservadas para a doença. Na segunda-feira, os leitos também estavam lotados. De acordo com o boletim, 29 dos 34 leitos clínicos estão ocupados no hospital. Isso representa uma ocupação de 85,2%. Na quinta-feira (26), a instituição reativou nove leitos clínicos na ala Covid-19 por causa do aumento na ocupação. Antes, as vagas estavam atendendo pacientes de cirurgias eletivas. O Hospital Universitário (HU) é referência para o tratamento da Covid-19 na região dos Campos Gerais do Paraná.

 

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), de 46 anos, está internado na UTI de um hospital no norte do Paraná, após testar positivo para a Covid-19, informou a assessoria do parlamentar. A internação ocorreu na segunda-feira. Segundo o filho do deputado, nesta quarta-feira, o parlamentar apresenta quadro de saúde estável, está consciente e respira com ajuda de oxigênio. Ainda de acordo com a família, o deputado não está entubado e reage bem ao tratamento. O diagnóstico positivo para a doença saiu na última semana, e, até ser internado, o deputado estava se recuperando em casa sob acompanhamento de um médico, de acordo com a assessoria. A esposa do parlamentar, Vânia Duarte, e uma das filhas do casal também testaram positivo para coronavírus e se recuperam em casa. Os outros três filhos do casal não foram diagnosticados com a doença.

 

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, que o projeto de lei que define as infrações e sanções a pessoas e empresas que descumprirem as medidas restritivas contra a Covid-19 possa tramitar em regime de urgência. Segundo a proposta do Executivo, será considerada uma infração administrativa toda “ação ou omissão, voluntária ou não” que prejudique o enfrentamento da pandemia, descrita na lei ou nos demais regulamentos, protocolos e normas expedidos pela Prefeitura de Curitiba sobre o assunto. Além das penalidades de multa, que podem variar de R$ 150 até R$ 150 mil, os infratores estarão sujeitos à cassação do alvará de localização e funcionamento, interdição ou embargo. Caso seja aprovada em dois turnos de votação e sancionada pelo prefeito, a lei entrará em vigor na data de public