Governo do PR anuncia medidas para minimizar os efeitos do coronavírus na economia


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 28/03/2020

O governador do estado, Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta sexta-feira um pacote de auxílio econômico para proteger empregos e empresas de pequeno porte dos efeitos da pandemia.

 A maior parte das medidas vão reforçar linhas de crédito, com diminuição de juros e desburocratização de processos no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e na Fomento Paraná. As empresas que receberem os recursos devem se comprometer a não fazer demissões.

O diretor de operações do BRDE no Paraná, Wilson Bley, destacou que o programa emergencial do banco vai adiar para 7 meses o pagamento dos financiamentos com recursos próprios da instituição e para 6 meses quando o recurso tiver vindo de outros financiadores. Isso vai possibilitar a equalização de 50% da carteira do BRDE, segundo o diretor, num total de 6 bilhões de reais. O diretor comentou também como vão ser disponibilizados os recursos neste momento.

 Os recursos destinados à Fomento Paraná somam 480 milhões e vão atender cerca de 40 mil empresas, empreendedores individuais ou autônomos, inclusive por meio do Banco da Mulher Parananense, com valores de até 200 mil reais.

O governo também renovou por mais 12 meses os incentivos fiscais do programa Paraná Competitivo, prorrogou por 90 dias o prazo de pagamento do ICMS do Simples Nacional para 277 mil empresas e anunciou um projeto de lei que mantém os contratos com as terceirizadas prestadoras de serviço ao governo estadual, também com a condição da manutenção dos empregos.

O diretor de operações do BRDE, Wilson Bley afirmou ainda que a instituição já se prepara para o momento em que a crise na saúde tiver passado.

 O governador Ratinho Junior lembrou que o Paraná não está em quarentena neste momento, que a indústria segue trabalhando e por isso mesmo é importante redobrar os cuidados de prevenção inclusive em acordo com os empregadores.

 

 

Repórter Amanda Yargas