Estudo da CoronaVac vai para a Anvisa no dia 23. Vacina pode ser usada em Curitiba


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 15/12/2020

O governo de São Paulo vai encaminhar o estudo completo dos testes de eficácia da vacina CoronaVac para a Anvisa no próximo dia 23 de dezembro. Para agilizar e garantir o processo de certificação, no mesmo dia o governo paulista vai solicitar o pedido de registro da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan com a farmacêutica chinesa Sinovac. A mesma solicitação será igualmente levada à instituição chinesa responsável pela regulação de medicamentos.
Caso a vacina seja aprovada antes pela instituição chinesa, a Anvisa terá que analisar o pedido do governo paulista no prazo de até 72 horas. Uma legislação aprovada em fevereiro deste ano obriga a Anvisa a fazer essa análise rapidamente caso o imunizante ou medicamento já tenha sido aprovado por uma agência de vigilância de outro país.

A CoronaVac pode ser uma das vacinas usadas em Curitiba. Na semana passada, o prefeito Rafael Greca anunciou um acordo com o governo de São Paulo pela vacina. Greca, contudo, também reafirmou a importância de um plano nacional de imunização.

De acordo com o governo de São Paulo, os testes de eficácia da CoronaVac no Brasil atingiram o patamar considerado ideal. O estudo dos testes de eficácia está sendo agora analisado por um comitê internacional, última etapa para saber se ela realmente protege contra o novo coronavírus.

Até este momento, o governo paulista não divulgou o resultado dos testes de eficácia. Nem mesmo da fase preliminar. O governo paulista deve divulgar o resultado do teste completo ao público na próxima semana, no mesmo dia em que encaminhar o estudo completo para a Anvisa.

A expectativa do governo paulista é obter o registro da vacina do Butantan até o final deste ano. O Plano Estadual de Imunização prevê início da campanha em 25 de janeiro, com a autorização da Anvisa ou de órgãos internacionais equivalentes.