Especialistas alertam para o risco de transmissão familiar da Covid-19


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 30/06/2020

Desde o começo da pandemia, muito se tem falado a respeito do isolamento social, de que as pessoas que puderem fiquem em casa. Mas as autoridades têm alertado que o contágio entre pessoas da mesma família e inclusive entre as que dividem o mesmo teto têm sido o maior responsável pelo aumento de casos como conta o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Alcides Oliveira.

Foi o que aconteceu com a família da psicóloga Priscyla Lindner. O sogro dela, um senhor idoso, estava em isolamento, mas teve um problema de saúde e teve que ser internado. Foi no próprio hospital que ele se infectou com o coronavírus. Depois disso, a família da psicóloga, que se revezou no hospital no acompanhamento do idoso, teve que permanecer em casa em quarentena. Ela e o marido testaram positivo para a Covid-19, mas as filhas do casal não. Então a psicóloga e sua família adotaram várias medidas para evitar o contágio entre eles.

Infelizmente, o sogro de Priscyla não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus. Na casa dela, apesar de todas as medidas de proteção, as filhas também apresentaram manifestações da Covid-19. A psicóloga disse que, apesar de todos terem tido sintomas mais amenos, não é fácil passar pela doença.

No caso da família Lindner, foi a necessidade de dar suporte a um familiar hospitalizado que os expôs ao risco de contaminação. Mas, três meses depois do início do isolamento, todos nós estamos cansados de tantos transtornos, tantos cuidados e tanta mudança para lutar com um inimigo invisível, que parece que nem está lá.  Temos saudades da nossa vida normal do contato com quem amamos. Só que este contato pequeno e aparentemente inofensivo pode nos fazer perder o contato para sempre. A maior prova de amor neste momento é fazer da lista de cuidados contra o coronavírus uma rotina diária e ficar longe. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em uma entrevista à CNN, explicou bem o drama que uma visita pode causar, citando uma caso que atingiu vários membros de uma mesma família.

 

 

Repórter Amanda Yargas