Escolas brasileiras são duas vezes mais vulneráveis ao bullying do que a média geral mundial


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 17/02/2020

O bullying é uma agressão física ou verbal, que ocorre de forma intencional e repetitiva contra alguém ou um grupo. O problema envolve uma relação de poder, já que o agressor intimida a vítima. Segundo a Pesquisa Internacional de Ensino e Apendizagem, (Talis, na sigla em inglês) 18% dos diretores das escolas brasileiras apontaram o bullying como um problema que ocorre semanal ou diariamente no ensino médio. No Ensino Fundamental o indicador salta para 28%. O problema é ainda maior no sistema público, com 35% dos diretores do ensino fundamental e 23% no ensino médio considerando que este tipo de intimidação é frequente. A pesquisa ouviu mais de 250 mil professores e diretores em 48 países. A média mundial é de 14% e na América Latina 13%.

A psicopedagoga e psicóloga Priscila Lindner explica que, para reverter esse quadro, pais e professores precisam criar um ambiente de confiança para as crianças e adolescentes

 No Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná está em desenvolvimento há alguns anos o Projeto Práticas de Prevenção ao Bullying. Segundo o criador do projeto, o técnico educacional Ricardo Alexandre Pereira, as ações vão além das pessoas diretamente envolvidas no problema, ou seja, o agressor e a vítima, e atingem toda a comunidade escolar.

 No projeto os estudantes são orientados sobre o bullying e aqueles que querem se envolver mais recebem uma formação sobre a sistemática da agressão e são instigados a propor atividades para discutir o tema dentro da escola e envolver outros alunos. Ricardo Pereira disse que o programa é aplicado todos os anos com os estudantes calouros e que já mudou a percepção deles sobre as situações vividas na escola.