Entenda o porquê existe o ano bissexto


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 02/03/2020

Renatta Gabrielli é uma destas poucas pessoas que fazem aniversário apenas a cada 4 anos. Nascida no dia 29 de fevereiro de 1980, ela foi registrada no dia 1º de março, data em que comemora o aniversário nos anos normais. Mas Renatta conta que, nos anos bissextos, ela faz duas festas.

Se a única forma de crescer fosse fazendo aniversário na data correta, Renatta não seria nem adolescente ainda.

O astrônomo José Manoel Luís da Silva, diretor do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, explicou que o ano solar tem na verdade 365 dias e 6 horas e que o acumulado em quatro anos se transforma no dia extra em fevereiro.

O ajuste garante que as estações e outros eventos astronômicos se mantenham na mesma época do ano com o passar dos séculos.

Já o nome de bissexto vem da forma como os romanos contavam os dias. Eles faziam a contagem regressiva para o mês seguinte. De quatro em quatro anos, incluíam o dia extra depois do sexto dia antes de março. Então consideravam que esse era um ano com dois sextos, o bissexto.

E brincando com a ideia de repetição, Nestes anos com a data verdadeira do aniversário, Renatta Gabrielli considera que tem direito ganhar dois presentes.