Educação será a primeira a voltar a funcionar quando a pandemia retroceder, garante Secretário


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/03/2021

O Secretário Estadual da Educação do Paraná, Renato Feder, afirmou, nesta terça-feira, que a educação deve ser o primeiro serviço a voltar a funcionar quando a pandemia do coronavírus no estado retroceder. As atividades presenciais de educação foram suspensas com o decreto estadual que endureceu as medidas de combate à Covid-19 no estado. As medidas valem até a próxima segunda-feira, dia 8, mas podem ser prorrogadas caso o cenário não apresente melhora. De acordo com Feder, essa reavaliação deve acontecer entre quinta e sexta-feira.

Com o decreto estadual vigente para controlar a transmissão do novo coronavírus, as atividades turísticas na Ilha do Mel, no litoral do Paraná, foram novamente suspensas, pelo menos, até a próxima semana. A medida foi adotada para evitar a propagação da Covid-19. A Ilha do Mel chegou a ser reaberta para atividades turísticas em setembro do ano passado. Além da Ilha do Mel, todas as 71 unidades de conservação do estado foram fechadas neste período do decreto.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) defende a adoção imediata de lockdown nos Estados em que a ocupação dos leitos de covid-19 tenha alcançado mais de 85%. Em comunicado divulgado no início da tarde desta segunda-feira, 1º, o Conass também defendeu a adoção de um toque de recolher nacional, das 20h às 6h, em todo o País, inclusive nos finais de semana, e a suspensão do funcionamento das escolas. Na carta, os gestores dizem que o Brasil enfrenta o pior momento da epidemia e criticam a falta “de uma condução nacional unificada e coerente” para a crise.

O Instituto Água e Terra (IAT) vai fazer um análise para identificar o produto que pode ter sido despejado nas tubulações de esgoto e causado explosões de bueiros em Paranaguá, no Litoral do Paraná. A análise foi pedida pela Defesa Civil de Paranaguá. Nesta segunda (1), vários bueiros nos bairro Porto dos Padres explodiram. O Corpo de Bombeiros usou quatro caminhões de água para controlar o incêndio na tubulação. Ninguém ficou ferido.