Do Norte Pioneiro para o mundo - Queijo de Santana do itararé ganha medalha de Prata na França


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 14/09/2021

A produção do Sítio Aliança, já amplamente premiada em território brasileiro, agora conquistou medalha de prata no concurso Mondial du Fromage 2021 (Mundial do Queijo, na tradução livre do francês), realizado neste final de semana na cidade de Tours, na França.
O queijo é produzido pelo agricultor Leomar Martins, sua esposa Marisa e os filhos, que há cerca de três anos iniciaram a comercialização do produto, feito a partir do leite que é tirado no próprio sítio.

O detalhe é que a produção do queijo acontece há mais de uma década, porém por muitos anos era apenas para o consumo familiar – o foco da propriedade está na produção e comercialização de leite, onde Leomar também é referência regional. O queijo passou a ter mais atenção quando a família resolveu participar de uma feira de produtores rurais de Santana do Itararé, em 2017. O sucesso foi tanto que em pouco tempo surgiram convites para novas exposições e também prêmios pela qualidade do queijo produzido.
Agora, o que era um produto estritamente para consumo familiar até poucos anos, tem reconhecimento internacional. O sabor do queijo santanense levou consigo o carinho e dedicação da família Martins até o velho continente e agradou o paladar dos jurados e, com isso, a família conquistou a medalha de prata no segundo lugar da competição.

O Mondial Du Fromage está sendo realizado entre o domingo (12) e esta terça-feira (14). O evento envolve o setor de alimentos de leite com disputas em diferentes categorias e participantes de diversos países como Itália, Bélgica, Brasil, Japão, Espanha, Portugal, Alemanha, Suíça entre outros.

Família Martins e o queijo premiado. Foto: Reprodulão/Internet