Divulgação científica ajuda no combate à desinformação na pandemia


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 22/09/2021

Vamos fazer um desafio: pense em ciência. Qual a primeira imagem que vem na sua cabeça? Aposto que é de um cientista dentro de um laboratório. Acertei? Mas a ciência vai além disso e abrange diversas áreas do conhecimento. Com a Covid-19, por exemplo, nós vimos as pesquisas dos cientistas cada vez mais fora do laboratório e mais presentes nas nossas vidas, desde o desenvolvimento das vacinas até a formulação de estudos sobre o impacto da pandemia na jornada e salário de trabalhadores. Esse acesso ao conhecimento científico para mais pessoas e com uma linguagem mais acessível é a proposta da divulgação científica. Assim, é possível conhecer a ciência produzida nas universidades e saber como ela impacta o dia a dia de todos os brasileiros. Também ajuda no combate às fake news, como explica a Regiane Ribeiro, que é pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e coordenadora da Agência Escola UFPR.

A Agência Escola, a AE, é um projeto criado há três anos com o objetivo de divulgar o conhecimento produzido na UFPR para romper as barreiras entre a ciência e a sociedade. A formação e a experimentação são eixos centrais no trabalho da AE, estimulando a percepção crítica da ciência e o uso de novas linguagens com uma equipe multidisciplinar de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais. Breno Antunes é estudante de Jornalismo da UFPR e bolsista de graduação da Agência Escola há dois anos. Ele conta que sua atuação no projeto ajudou a perceber a importância da divulgação científica para a sociedade.

A Agência Escola foi criada em 2018 pelo Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR e se dedica à divulgação científica em diversos meios de comunicação em diferentes formatos e linguagens. Para isso, parceiros como a Rede Aerp de Notícias contribuem no trabalho de comunicar ciência em suas plataformas.

 

 Fonte - AERP