Dia Mundial do Rádio: a importância deste veículo que acompanha a tecnologia, sem perder sua essência


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 13/02/2020

Nos anos 60, quando tinha cerca de 20 anos, Albano Pereira comprou seu primeiro aparelho eletrônico da vida: um radinho a pilha. Nessa época ele gostava de ouvir rádios internacionais.

Os anos passaram e seu Albano nunca deixou o rádio de lado, que o acompanha até hoje nas atividades do dia a dia

Seu Albano vive com a filha, Louise Pereira, uma designer gráfica de 30 anos. E a paixão pelo rádio une os dois, mas cada um do seu jeito. É que a filha é fã dos podcasts e ouve mais de 50 deles, como conta.

Segundo a designer, ela geralmente acessa os programas no celular, o que faz com que possa estar ouvindo o tempo todo. Além disso, Louise Pereira, comenta sobre a tendência dos conteúdos on demand.

Com essa união de gerações, o rádio está todo dia na casa e no coração das pessoas. As ondas chegam a 9 e meio milhões de paranaenses, o que corresponde a 86% população. Neste dia 13 de fevereiro se comemora o dia Mundial do Rádio, em homenagem à primeira transmissão de um programa da Rádio das Nações Unidas em 1946 para um grupo de seis países. Mas o meio está longe de ficar ultrapassado ou precisar se reinventar, como considera o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, Michel Micheleto.

Seu Albano Pereira resume o sentimento de todo mundo que já teve o prazer de escutar notícias, músicas, e histórias pelas ondas sonoras ou pelos sinais digitais.

Repórter Amanda Yargas