Desastres Naturais: tire suas dúvidas com cientistas da UFPR


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 20/03/2022

Temporais na Bahia, fortes chuvas em Petrópolis. Todos esses foram desastres que aconteceram nos últimos anos em solo brasileiro. Além disso, pelo mundo, alguns marcaram a história, como o Furacão Katrina nos Estados Unidos em 2005, o terremoto no Haiti em 2010 e o terremoto e tsunami no Japão em 2011. Para Renato Eugenio de Lima, diretor do Centro de Apoio Científico em Desastres – CENACID/UFPR e professor do Departamento de Geologia da UFPR, esse é um tema muito necessário para a sociedade.

A fim de democratizar esse conhecimento, essa edição do Pergunte ao Cientistas vai responder as perguntas da sociedade sobre esse tema. Para participar da ação, basta enviar a dúvida para o e-mail [email protected] ou redes sociais da Agência Escola UFPR (Facebook, Instagram ou Twitter), com nome completo, idade, profissão e cidade onde reside até o dia 23 de março. Quem quiser enviar a dúvida em formato de vídeo, pode fazer o questionamento em stories do Instagram marcando o perfil @agenciaescolaufpr.

O cenário dos desastres naturais pode fazer a gente pensar em diversas questões. Quais os impactos em diversas áreas? E as diferentes formas de lidar com os desastres, quais são? Como prevenir? Quais eventos já aconteceram e quais ainda podem acontecer? Por que isso ocorre? Essas são algumas das possíveis perguntas, mas pode ser qualquer outra coisa que a mente queira elaborar.

Fonte - AERP