Deputados tentam barrar projeto de ensino domiciliar no Paraná


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 26/08/2021

Sete deputados estaduais apresentaram nesta quarta-feira uma emenda para barrar a proposta que autoriza o ensino domiciliar, também conhecido como homeschooling, no Paraná. O projeto de lei foi aprovado em primeira discussão ontem na Assembleia Legislativa. Na emenda, os deputados propõem que o ensino aconteça somente em instituição convencional, com obrigatoriedade de matrícula e frequência. De acordo com o deputado Professor Lemos (PT), líder da oposição na Alep, é preciso assegurar o direito fundamental da criança e adolescente de frequentar a escola, vivenciar a interação com outros estudantes e a diversidade do ambiente escolar.

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, autorizou a redução do distanciamento social obrigatório entre os alunos dentro das salas de aula do município. Anteriormente, o mínimo exigido era de 1,5 metro, agora, a distância deve ser de pelo menos um metro. A medida segue uma mudança publicada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Com isso, mais alunos poderão estar dentro das salas de aula, presencialmente, ao mesmo tempo. Há cerca de três meses, o município oferece o ensino na modalidade híbrida. O retorno presencial na cidade é opcional.

O Athletico Paranaense enfrenta o Santos, nesta quarta-feira às 7 da noite, na partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na Arena da Baixada, em Curitiba. Mas o jogo ainda não terá a presença de público, apesar da Prefeitura de Curitiba ter liberado parte da capacidade dos estádios. O clube aguarda aval da CBF. Por isso, ainda não há previsão para o retorno de torcedores aos estádios na capital paranaense. No dia 18 de agosto, a Prefeitura de Curitiba manteve a chamada ‘bandeira amarela’, com as medidas restritivas para o combate à Covid-19. Dessa vez, porém, foi liberada a presença de público no estádios. Passou a ser permitido público nos eventos esportivos, com limitação máxima de 5.000 pessoas, desde que respeitada a ocupação de 20% da capacidade do local. Para o torcedor entrar, é necessário apresentar exame com resultado negativo para Covid, mesmo para quem já tomou as doses da vacina. A comercialização e o consumo de alimentos e bebidas alcóolicas nos estádios está proibida.

Fonte - AERP