Defesa Civil se prepara para atender população vulnerável durante onda de frio


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 27/07/2021

O Governo do Estado está se mobilizando para atender a população durante a massa de ar polar que começa a chegar ao Paraná nesta terça-feira. Diferentes secretarias criaram um plano de contingência, coordenado pela Defesa Civil do Paraná, para atuar na prevenção, reforçando os cuidados com a população mais vulnerável. De acordo com o Simepar, a onda seguirá o padrão do inverno paranaense, caracterizado por um clima frio e seco e temperaturas mínimas variando entre -1 °C e -5 °C. Ou seja, longe de previsões catastróficas.

O número de golpes no Brasil não pára de aumentar. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), as tentativas de várias modalidades de fraudes contra os brasileiros aumentaram durante a crise da Covid-19. Os golpes do falso funcionário e falsas centrais telefônicas, por exemplo, cresceram 70%, e vêm atingindo os jurisdicionados do Poder Judiciário estadual. Recentemente, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná recebeu informações de vítimas que aguardam o pagamento de precatórios e que receberam ataques de golpistas se passando por funcionários do Tribunal ou dos escritórios de advocacia, pedindo depósitos para efetuar a liberação desses pagamentos.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, confirmou nesta segunda-feira, que o intervalo entre a aplicação da primeira e segunda doses da vacina da Pfizer vai ser reduzido para 21 dias. Hoje, após ser imunizado com a primeira dose, é preciso esperar três meses para tomar a segunda aplicação do medicamento contra a covid-19. Ainda não foi informado quando a mudança vai valer na prática. A decisão de reduzir o intervalo entre as doses da vacina tem como objetivo conter o avanço da variante indiana do coronavírus, a Delta. Pesquisa do laboratório francês Pasteur indica que a primeira dose da Pfizer tem uma proteção de apenas 10% contra a variante. Por outro lado, com as duas doses tomadas, a taxa sobe para 95%.