Defesa Civil recebe doação de mil máscaras


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 05/04/2020

A Coordenação Estadual de Defesa Civil recebeu nesta sexta-feira (3) mil máscaras de TNT. Elas serão usadas nas ações diárias do órgão, responsável por grande parte da logística de distribuição de donativos no Paraná. A entrega foi feita por voluntários da Associação Batista de Ação Social de Curitiba (Abasc) e a articulação foi realizada pela recém-criada Superintendência Geral de Ação Solidária.

Essas máscaras já entraram na rotina de 150 costureiras e cerca de 30 motoristas voluntários da rede que envolve a Abasc, a Primeira Igreja Batista de Curitiba e a empresa de confecção da Celymar Aparecida Henrique, uma das idealizadoras da ideia. Já foram feitas 3,6 mil máscaras para diversas entidades, incluindo o Hemobanco da Capital.

“Existe essa corrente global de solidariedade, principalmente em relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Começamos um projeto inicial pensando em 6 mil máscaras, mas ele vai se expandir nos próximos dias. A ideia é inspirar mais pessoas e empresas que possam ajudar”, afirma Celymar.

As máscaras são feitas pelas costureiras e recolhidas por motoristas voluntários, principalmente jovens ligados ao grupo religioso. Os cortes ficam a cargo de uma empresa parceira. A confecção dela, localizada no bairro Fanny, é a central de organização e distribuição. Uma universidade ajuda no processo de qualidade dos EPIs.

“Quando lancei o projeto a ideia era bem menor, para atender as necessidades mais urgentes. Mas recebemos pedidos de vários locais. Vamos tentar expandir o projeto para outras regiões, inclusive com outras frentes”, acrescenta a empresária.

Como ela tem uma empresa do ramo, há matéria-prima disponível para que o projeto ganhe mais corpo e possa alcançar novos rostos. Um dos próximos objetivos é fazer e lançar um tutorial sobre uso correto da máscara de TNT, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. “É simples, dá para fazer em casa para toda a família, mas é preciso atenção aos detalhes e com a forma de utilização. Vamos ajudar nesse sentido”, arremata.

DEFESA CIVIL – Além dessa doação, a Defesa Civil recebeu 7,5 mil luvas de proteção em látex e 298 máscaras de proteção facial do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem). Os itens fundamentais ajudam os servidores nos trabalhos que o órgão desenvolve em todo o Estado.

Nas últimas semanas, por exemplo, caminhões da Defesa Civil ajudaram a distribuir 200 mil litros de álcool 70% para os 399 municípios. Os agentes também têm se empenhado para ajudar na distribuição de merendas, donativos para entidades sociais e na higienização de quartos de hotéis que ficarão à disposição da Secretaria da Saúde para alojar profissionais da área.

“Este apoio da sociedade civil tem um significado muito forte para nós. Mesmo em um momento em que é necessário se recolher, essas pessoas escolheram ser solidárias e se disponibilizam a ajudar os órgãos e entidades públicas que necessitam de suporte”, comemorou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig.

Apenas nesta sexta-feira (3), dentro da programação de entregas do programa “Menos Eu, Mais Nós”, a Defesa Civil ajudou famílias que vivem em vulnerabilidade social em Campo Magro com cestas básicas, álcool gel e sabão.

DOAÇÕES – Tanto a Defesa Civil como a Superintendência de Ação Solidária estão arrecadando doações para serem distribuídas entre entidades sociais e órgãos da área da saúde. No site http://www.coronavirus.pr.gov.br também é possível encontrar mais informações, na aba “Doações”.

A prioridade é por produtos de higiene e esterilização, como sabão em barra, sabonete, álcool 70% líquido ou em gel, insumos como máscaras, luvas e aventais. Os produtos podem ser entregues nos quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.



Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br