Crescimento econômico do Paraná é interrompido pela pandemia


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 28/05/2020

O impacto da crise provocada pelo novo coronavírus já chega a um bilhão de reais na arrecadação do Paraná. O balanço das contas do primeiro quadrimestre foi apresentado pelo secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia, nessa quarta-feira na Assembleia Legislativa. Segundo ele, a Secretaria de Saúde ainda tem disponível  60% do orçamento para investir em ações associadas ao combate à pandemia.
Renê Garcia também considerou que o Paraná estava no rumo certo com o superávit alcançado em 2019, mas isso foi interrompido pela pandemia. No entanto, o secretário disse que o Estado tinha reservas e que chega a junho com capacidade de fazer frente aos desafios da folha de pagamento, precatórios e aportes para saúde e segurança.

 

 O pico do coronavírus ainda não chegou ao Paraná. Foi o que afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, em entrevista ao jornalista Deividi Lira no programa Em Pauta dessa quarta-feira. O secretário explicou que nas últimas semanas, o número de infectados diariamente pelo novo coronavírus no Paraná mais que triplicou. Segundo ele, o estado só não chegou ao pico de transmissões por conta do isolamento social, determinado pelo governo do Paraná, logo nos primeiros dias da pandemia. Outro motivo é a estiagem que castiga o Estado, que por um lado, ajudou a frear a escalada da Covid-19 por aqui.

O secretário Beto Preto disse que o governo não descarta a possibilidade de novas restrições, se a população continuar afrouxando as medidas preventivas, como não utilizar máscara, por exemplo.

 

Fonte: AERP