Coronavírus: Novos casos e suspensão de viagens interestaduais


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 19/03/2020

O Paraná tem 14 confirmados do novo coronavírus e 67 casos ainda estão em análise pelo Laboratório Central do Estado. A informação foi dada na tarde desta quarta-feira pelo secretário de Estado da Saúde Beto Preto. Os dois novos casos confirmados são de uma paciente que está em Maringá, no norte Paraná, mas mora na Espanha e uma moradora de Foz do Iguaçu, na região oeste, que viajou para o Reino Unido no mês passado.
Os quadros clínicos de ambas são considerados leves e seguem protocolos de isolamento domiciliar.

 O Governo do Estado ampliou a restrição à entrada e circulação de ônibus interestaduais no Paraná. Decreto emitido na noite desta quarta-feira (18) determina a suspensão do transporte coletivo rodoviário de passageiros com origem em todos os estados do País e Distrito Federal. A medida busca diminuir a probabilidade de circulação do coronavírus no Estado, especialmente por causa da ampliação de casos comprovados da doença na grande maioria dos estados brasileiros. A proibição começa a valer nesta sexta-feira (20).  A suspensão vale inicialmente por 14 dias, mas pode ser prorrogada. O Governo Estadual também pediu para a Infraero que a restrição seja estendida para pousos de aviões que vêm de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Distrito Federal. Outra medida adotada é o monitoramento das divisas com os estados vizinhos. O governador informou que pediu controle nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina.

 O prefeito de Guaratuba, no Litoral do Paraná, Roberto Justos, gravou e publicou um vídeo nesta quarta-feira (18) apelando para que as pessoas não viagem ao Litoral nestes tempos de coronavírus. No vídeo, que corre as redes sociais, Justus diz que vem percebendo um grande número de veículos chegando ao Litoral desde que o governo do Estado decretou a suspensão das aulas nas redes pública e mais recentemente na particular. Em seu pronunciamento ele diz que, diferente da alta temporada, o litoral não tem estrutura para receber turistas em grande número, seja na questão da coleta de lixo, segurança e principalmente saúde.