Coronavírus: Casos sobem para 43 no Paraná, aponta boletim


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 21/03/2020

Os casos do novo coronavírus aumentaram de 36 para 43 no Paraná, de sexta-feira (20) para sábado (21), de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Das sete novas confirmações, quatro foram em Curitiba.

Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Umuarama, no noroeste, e Pato Branco, no sudoeste, registraram os primeiros casos da Covid-19. O boletim foi concluído ao meio-dia deste sábado. Das 43 confirmações, três pessoas estão internadas, segundo a Sesa.

O Ministério da Saúde , na noite deste sábado, também confirmou 43 casos do novo coronavírus no estado.

A Secretaria de Saúde de Maringá, no norte do Paraná, informou que há mais dois casos confirmados da Covid-19 no município. No boletim da Sesa, consta uma confirmação na cidade.

As suspeitas em investigação subiram de 202 para 273. Curitiba concentra 52 delas. Até o momento, 172 casos suspeitos foram descartados após exames.

Entre as cidades que ainda não tiveram casos confirmados, Cascavel, no oeste do estado, é o município com mais suspeitas. São 28 em investigação. Na cidade, 12 já foram descartadas.

Casos do coronavírus por município, segundo a Sesa:

Curitiba: 31

Londrina: 3

Cianorte: 2

Campo Largo: 1

Ponta Grossa: 1

Pato Branco: 1

Foz do Iguaçu: 1

Umuarama: 1

Maringá: 1

Guaíra: 1

As confirmações deste sábado são de quatro homens e três mulheres, com idades entre 28 e 81 anos. Eles têm histórico de viagens recentes para São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos.

Os resultados foram divulgados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), além de dois laboratórios privados já habilitados para confirmações da doença, informou a Sesa.

 

Transmissão comunitária

O Ministério da Saúde declarou que todo o território nacional está sob o status de transmissão comunitária do coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia da doença Covid-19. O status foi publicado em portaria na noite de sexta.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já tinha anunciado nesta tarde que a medida seria tomada em breve para facilitar ações do governo. Ele sinalizou também que a previsão é que os casos da doença disparem em abril e o sistema de saúde deve entrar em colapso.

A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.