Cerca de 5% do público-alvo do PR ainda não buscou a imunização contra a Covid-19


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 14/09/2021

Cerca de 5% da população que faz parte do público-alvo para ser imunizado contra a Covid-19 ainda não tomou a primeira dose da vacina no Paraná. O levantamento é da Secretaria de Estado da Saúde e foi apresentado em coletiva de imprensa nesta segunda-feira pelo secretário Beto Preto. Ele fez um apelo para que essas pessoas, que por algum motivo ainda não buscaram a imunização, procurem a repescagem nas unidades de saúde da cidade de onde estiverem. Nesta segunda, três remessas de doses imunizantes chegaram ao estado, todas para primeira aplicação. Ao todo são 303.030 vacinas. Há ainda a expectativa da chegada de doses da Pfizer nesta semana, destinadas à imunização de adolescentes, além do recebimento de doses específicas para a dose de reforço nos idosos.

 

Quatro cidades do Paraná suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. As prefeituras afirmam que não receberam doses suficientes para vacinar pessoas que já estavam com a data marcada. O problema foi registrado pelas prefeituras de Arapongas, Apucarana, Guarapuava e Matinhos. As quatro cidades informaram que não aplicaram vacina de segunda dose em quem estava tomando a primeira dose. O secretário de Estado da Saúde Beto Preto disse que um novo lote do imunizante com cerca de 190 mil doses deve chegar ao Paraná nos próximos dias. Ele também garantiu que a Sesa distribuiu aos municípios todas as vacinas necessárias para segunda dose da AstraZeneca.

 

A Polícia Civil do Paraná está alertando a população sobre a existência de golpes que estão sendo aplicados por meio entregadores de aplicativos de comida. Ao fazer o pagamento pela máquina de cartão, o golpista registra o débito de um valor muito superior ao da compra. Para não ser uma vítima, a Polícia sugere fazer o pagamento preferencialmente pelos aplicativos e desconfiar sempre de qualquer informação duvidosa, como receber uma ligação sobre necessidade de troca de entregador. No ato da entrega da comida, ao invés de ser cobrar os R$ 4,90, por exemplo, o criminoso debita R$ 4.900. Isso é possível, pois os golpistas danificam o visor da máquina de cartão para impedir que a vítima veja o valor realmente digitado. Os valores debitados indevidamente vão para contas de laranjas e são imediatamente sacados.

Fonte - AERP