Casos confirmados de dengue aumentam 25% em uma semana no Paraná


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 27/01/2020

Os casos de dengue aumentaram 25,5% em uma semana no Paraná, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde. São 7.618 confirmações da doença no estado desde agosto de 2019. Na semana anterior, eram 6.068.

No comparativo com janeiro do ano passado, há cerca de 50 vezes mais casos de dengue confirmados esta terça. Conforme boletim divulgado em 19 de janeiro de 2019, o estado tinha 154 confirmações.

O Paraná registra 24 municípios em estado de epidemia de dengue. Bandeirantes e Ivaiporã, no norte do estado, entraram para a lista nesta semana, segundo o boletim.

Municípios em epidemia de dengue:

Braganey

Juranda

Nova Cantu

Peabiru

Quinta do Sol

Douradina

Diamante do Norte

Guairaçá

Inajá

Paraíso do Norte

Paranavaí

Santa Isabel do Ivaí

Tamboara

Ângulo

Colorado

Doutor Camargo

Floraí

Paranacity

Uniflor

Florestópolis

Sertaneja

Guaíra

Bandeirantes

Ivaiporã

O boletim também aponta que outros 27 municípios estão em situação de alerta para a epidemia de dengue. Juntas, essas cidades somam 990 casos contraídos nos próprios municípios, informou a Sesa.

As cidades com maior número de casos confirmados até esta terça são: Inajá, com 577; Nova Cantu, com 569; Paranavaí, com 549, e Quinta do Sol, com 440.

De acordo com o secretário de Saúde, Beto Preto, cerca de 80% dos focos do mosquito estão nos domicílios. "Sabemos que a eliminação dos criadouros é a forma mais eficaz de se reduzir os casos de dengue e contamos com a participação da população neste combate", afirma.

Desde agosto de 2019, o estado registrou duas mortes.

 

Extraido do site Globo