Caravana da campanha Paraná Rosa inicia atividades pelo Estado


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/10/2019

Os municípios de Coronel Domingo Soares, no Centro-Sul do Estado, e Cândido de Abreu, no Norte, foram os primeiros a receber as ações do Paraná Rosa. A campanha vai passar por 43 municípios do Estado com ações de prevenção e promoção do cuidado integral à saúde das mulheres. O objetivo é chamar a atenção da mulher paranaense para o cuidado integral com a saúde e o rastreamento do câncer de mama e do colo de útero. A primeira-dama do Estado e madrinha do Paraná Rosa, Luciana Saito Massa, participou do primeiro dia da Caravana e ressaltou o trabalho para colocar em prática essa campanha.

Durante o lançamento da campanha, foram disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, além de aferição de pressão arterial, glicemia, agendamento de mamografias, coleta do preventivo de colo de útero e orientações com equipes multidisciplinares sobre os cuidados em todas as fases da vida da mulher. A prefeita de Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta de Araújo Almeida, disse que espera que todos tomem consciência de que os cuidados com a saúde são constantes e os exames estão disponíveis para todos, durante o ano todo, por meio do Sistema Único de Saúde.

O município de Domingos Soares tem 7.475 habitantes. Mais de 300 pessoas passaram pelo atendimento da equipe multidisciplinar no lançamento do Paraná Rosa. Foram feitos 144 testes rápidos, 42 preventivos de colo de útero, 20 mamografias, 40 testes de glicemia e 54 aferições da pressão arterial. Para o diretor da 7° Regional de Saúde, Anderson Carlos Nesello, a ação é uma forma de aproximar a população do Governo do Estado..

Nesta semana, a Caravana do Paraná Rosa também passa pelos municípios de Ortigueira, na Região Central do Estado, e em Reserva do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, sempre no período da tarde. (Repórter: Priscila Paganotto)