Campanha pelo fim da violência contra a mulher no Paraná expõe crescimento de casos no Estado


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 10/12/2020

Termina nessa quinta-feira, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a campanha de combate à violência contra a mulher proposta pela Assembleia Legislativa do Paraná, em uma ação da Procuradoria da Mulher. O Legislativo paranaense integra uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU) que se propõe a realizar uma série de atividades para alertar a sociedade sobre o problema.

A campanha foi aprovada pela Assembleia e sancionada pelo governador do Estado, que instituiu a “Campanha Estadual 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, iniciada no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Para presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná, Helena de Souza Rocha, em entrevista para a Rede Aerp de Notícias, o Paraná pode sim ser considerado um estado bastante violento em relação às mulheres.

Segundo Helena, a pandemia do coronavírus intensificou a violência doméstica no Estado e dificultou as notificações das vítimas.

Para fazer denúncias, Helena Rocha lembra que é necessário buscar ajuda na delegacia especializada em atendimento à mulher no município. E, caso não exista, basta ir à delegacia comum. Por telefone, deve ser acionado o 190. Por conta da pandemia, ela lembra que também é possível fazer o registro do Boletim de Ocorrência no site da Polícia Civil do Paraná.

Repórter Juliana Sartori.