Campanha de vacinação contra o sarampo começa em todo Paraná


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 08/10/2019

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou nesta segunda-feira e segue até 25 deste mês. Nesta etapa, o foco é imunizar crianças de 6 meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A vacina está disponível nas unidades de saúde de todo o Estado. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforça que o Paraná está em alerta contra o sarampo e que a vacina é a única forma de prevenir a doença, que é viral e de alto potencial de transmissão.

 

O Dia D desta etapa da campanha de vacinação acontece no dia 19, um sábado em que as unidades de saúde ficam abertas para aplicar as doses. Uma segunda etapa da campanha nacional está marcada para os dias 18 a 30 do mês que vem, direcionada a adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais ameaçados pela doença no país. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Acácia Nasr, explica que crianças de seis meses até um ano recebem a chamada dose zero, devendo tomar uma segunda dose aos 15 meses.

 

O sarampo é transmitido por vírus e que pode ser contraído por pessoas de qualquer idade. As complicações são mais graves em crianças com menos de cinco anos e podem causar meningite, encefalite e pneumonia, entre outras doenças. O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, manchas avermelhadas na pele, dor de cabeça, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Os pacientes infectados ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo. (Repórter: Priscila Paganotto)