Campanha de estudantes ganha o PR e alerta sobre violência doméstica


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 13/08/2020

A pandemia ainda estava começando no Brasil, quando dois estudantes se sensibilizaram com o aumento das denúncias de violência contra mulher, recebidas pelo canal 180. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no mês de abril de 2020 eram 40% a mais do que no mesmo período de 2019. E foi isso que inspirou os estudantes do Ensino Médio do Colégio Positivo Internacional, Paola Nogaroli e Artur Cintra a criarem uma campanha sobre o assunto para uma atividade escolar. Primeiro, eles desenharam um cartaz que mostra uma mulher com hematomas no rosto e os dizeres “Você nunca estará sozinha”, como conta Paola.

 

Animados, os alunos conseguiram parcerias para divulgar a campanha e criaram uma página na internet com mais informações, que pode ser acessada por um QRcode nos cartazes.

 

A aluna conta que ver o projeto escolar ganha espaço nas ruas só foi possível graças a um esforço coletivo, união que também é necessária para criar mudanças sociais.

 

A gente relembra que denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo telefone 180 exclusivo para este tipo de situação. Também pelo elo telefone 190 da Polícia Militar do Paraná e pelo aplicativo 190 PR, que permite que a denúncia seja feita pelo celular. Há também uma campanha para que mulheres que tenham dificuldade de denunciar seus agressores façam um x na mão e mostrem a quem estiver atendendo em uma farmácia. Os atendentes foram preparados para acionar a polícia.

 

 

Repórter Amanda Yargas