Bombeiros recebem plataformas para combate a incêndio em grandes alturas


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 08/10/2019

O Corpo de Bombeiros do Paraná recebeu, nesta segunda-feira, duas novas plataformas skylift, usadas no combate a incêndios em grandes alturas. A entrega dos novos equipamentos foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, como parte das comemorações pelos 107 anos da Corporação. As duas plataformas se somam a outra já entregue em julho deste ano. O investimento total nas três unidades foi de 10 milhões e 500 mil reais. Os equipamentos têm escada e tanque de água com capacidade para quatro mil litros e foram comprados da Bronto Skylift, empresa finlandesa que venceu o processo licitatório. Elas alcançam até 54 metros de altura, o equivalente a um prédio de 18 andares, e vão ficar em Curitiba, Londrina e Maringá, cidades mais verticais do Estado. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, os bombeiros do Paraná trabalhavam com equipamentos defasados de mais de duas década.

 O governador também lembrou que o Corpo de Bombeiros do Paraná precisa ser equipado com frequência porque, além da cobertura diária nas 399 cidades do Estado, a corporação auxilia em missões nacionais, como as operações de salvamento em Brumadinho, em Minas Gerais, após o rompimento de uma barragem de rejeitos da mineração, e nos incêndios da Amazônia. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, explicou que as plataformas são idênticas às usadas no combate ao incêndio que destruiu boa parte da Catedral de Notre-Dame, em Paris, na França, em maio deste ano. De acordo com o coronel, poucos Estados brasileiros dispõem dessa tecnologia para situações de emergência.

 O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná também citou que as plataformas skylift podem receber água de outras viaturas e têm uma bomba de 750 galões por minuto de vazão para monitoramento do incêndio. A água não é jogada apenas pelo esguicho principal, mas por linhas de mangueira saindo de dez bocas de expedição. As plataformas fazem parte da reestruturação do Corpo de Bombeiros, iniciada neste ano, que conta também com a compra de 35 novos caminhões-tanque modelo Auto Bomba Tanque e Resgate. O investimento foi de 22 milhões de reais. De acordo com o comandante Samuel Prestes, oito já foram entregues em todas as Regiões do Paraná e substituem alguns caminhões da década de 70 ainda usadas no Estado.

Durante a entrega das plataformas ao Corpo de Bombeiros, o governador foi homenageado pela corporação, com a medalha Presidente Carlos Cavalcanti de Albuquerque. É a maior honraria do Corpo de Bombeiros, destinada a personalidades civis e militares que ajudaram a fortalecer a instituição. (Repórter: Priscila Paganotto)