Até 2025 devem surgir quase 800 mil vagas de emprego em áreas de TI no país


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 29/02/2024

O setor de Tecnologia da Informação (TI) tem sido um dos motores da economia brasileira, registrando uma produção de R$653,7 bilhões em 2022. Esse crescimento de 9,3% em relação ao ano anterior equivale a 6,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e representa 36,4% de todo o mercado na América Latina.

Estudos indicam que até 2025 devem surgir quase 800 mil vagas de emprego em áreas de alta demanda, mas ainda há poucos profissionais para preencher os postos de trabalho.

Anderson Burnes, professor e coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR), ressalta que entre as competências mais desejadas pelas empresas estão habilidades técnicas como programação e conhecimento de tecnologias atuais.

No entanto, um relatório recente do Google for Startups revelou que o Brasil vai enfrentar um déficit de 530 mil profissionais de TI, destacando um desequilíbrio entre a oferta de trabalho e a disponibilidade de talentos. Burnes enfatiza a importância de capacitação e experiência para suprir a crescente demanda do mercado.