Assédio em Palmas escancara problema recorrente às mulheres que pedalam


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 30/09/2021

O vídeo que se espalhou nas redes sociais evidenciando a agressão sofrida pela ciclista Andressa Lustosa, em Palmas, no Sul do Estado, no domingo (26), é o retrato de um problema recorrente sofrido por ciclistas: o assédio. O vídeo mostra Andressa caindo depois de ter sido tocado por um indivíduo que seguia de carro. A professora de história e cicloativista, Viviane Mendonça, de Curitiba, está à frente do coletivo “Vou de Bike e Salto Alto”, que reúne mais de 23 mil mulheres de diversas regiões, destacou que relatos como esse são frequentes.

Viviane ressalta que são diversas as formas de intimidar e coagir uma mulher ciclista, que vão desde o toque até comentários grosseiros sobre a aparência e vestimentas. 

Segundo a cicloativista, os relatos que ela recebe no grupo “Vou de Bike e Salto Alto” demonstram que esse tipo de atitude acaba sendo um obstáculo para as mulheres que pedalam e também para as que desejam iniciar no esporte ou até mesmo de utilizar a bicicleta para mobilidade diária, como ir ao trabalho ou levar o filho à escola.

Para Viviane uma das formas de mudar esse cenário é a educação, para que seja possível agir de maneira mais humana e respeitosa com o próximo, principalmente, com as mulheres. Além de falar sobre o assunto, conversar com outras mulheres e denunciar esse tipo de agressão.