Após críticas de governadores, Bolsonaro diz que números de repasses revelam “a verdade” e que não quer “provocar ninguém”


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/03/2021

Depois de ser criticado por governadores por distorcer informações de repasses do governo, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse nesta terça-feira, 2, que os repasses financeiros feitos a Estados e municípios mostram a “verdade”. Bolsonaro afirmou que o governo não quer “provocar ninguém” e atribuiu ao ministro das Comunicações, Fábio Faria, a divulgação dos números. Bolsonaro citou que os dados divulgados pelo governo sobre os repasses são da Secretaria Especial de Comunicação Social.

Nesta semana, o governador do Paraná Ratinho Junior assinou, juntamente com outros 18 governadores, uma carta que critica a divulgação feita pelo presidente Jair Bolsonaro em uma rede social com valores repassados aos estados. Segundo Bolsonaro, o Paraná recebeu em 2020 38,6 bilhões de reais, incluindo valores diretos e indiretos, este último, referentes a suspensão e renegociação de dívidas. E ainda 13,7 bilhões em auxílio emergencial. A carta salienta que estes valores incluem impostos federais que pertencem aos estados, algo determinado na constituição e que é independente da vontade do presidente. Da mesma forma, segundo os governadores, os valores incluem suspensões de pagamentos de dívida federal definidos por acordos e decisões judiciais muito anteriores à pandemia.

Por conta da alta de casos e mortes pelo novo coronavírus, governadores têm cobrado mais apoio do governo. E a estratégia de comunicação do governo tem sido divulgar os repasses já feitos no ano passado para Estados e municípios.

No domingo, Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais o valor dos repasses feitos para cada Estado. Governadores contestaram os números citados, que incluem até os repasses obrigatórios, previstos pela Constituição.

Fonte: AERP