Abate e furto de gado preocupam pecuaristas


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/07/2019

Somente nos últimos 30 dias, quatro animais foram abatidos por criminosos no município

Os recorrentes casos de abates e furtos de gado em propriedades rurais de Santo Antônio da Platina, nos últimos dias, têm preocupado, e muito, os pecuaristas do município, que cobram por mais segurança no campo e a prisão dos criminosos.

Na madrugada do dia 11 de agosto, pela segunda vez, em 11 dias, bandidos abateram uma novilha no sítio São Sebastião – bairro Lajeadinho, para furtar a carne do animal. Este foi o quarto caso denunciado aos organismos de segurança em menos de 30 dias.

Na semana anterior (dia 2 de agosto), criminosos entraram na propriedade do produtor de leite Ademir Ferreira da Silva, no bairro rural Pedra Branca – povoado da Platina, e furtaram dois bezerros do pecuarista, que no dia 1º de maio já havia procurado a polícia para registrar o furto de outro animal em seu sítio.

Denúncias recebidas pelo Tanosite e pela Tribuna do Vale revelam que muitos desses animais furtados na zona rural de Santo Antônio da Platina estão sendo comercializados em leilões promovidos na cidade e em outros municípios da região.

Segundo as informações, há poucos dias uma vítima reconheceu um de seus bezerros no piquete de um recinto de leilões, em Santo Antônio da Platina, e recuperou o animal após comunicar a polícia.

O comandante da 4ª Companhia do 2º BPM, capitão Robson Falk Vieira, informou que as equipes Rotam intensificaram o policiamento na zona rural de Santo Antônio da Platina e região, em locais, dias e horários em que os crimes mais têm ocorrido. No entanto, segundo ele, a zona rural da região dos municípios de responsabilidade da 4ª Companhia (Santo Antônio da Platina, Joaquim Távora, Quatiguá, Guapirama, Jundiaí do Sul, Ribeirão do Pinhal e Abatiá) é bastante extensa, o que acaba dificultando o trabalho da polícia em frustrar tais crimes.

O titular da 38ª Delegacia Regional de Polícia, Rafael Guimarães, disse que os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil, que deve apresentar, em breve, a conclusão dos trabalhos.

Ações conjuntas

O comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Jacarezinho, tenente-coronel José Luiz de Oliveira se reuniu com o delegado-chefe da 12ª Subdivisão Policial, Amir Roberto Salmen, para tratar de ações conjuntas para combater os crimes de roubo de gado e a residências na região.

Por: tanosite.com