97 casos confirmados da Covid-19 no estado


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 27/03/2020

O Paraná registrou até essa quinta-feira 97 casos de Covid-19. Desses, nove pacientes estão internados, e cinco precisaram de suporte na ala emergencial. O governador Ratinho Júnior reafirmou que o Paraná vai manter o planejamento das ações de enfrentamento ao coronavírus e que neste final de semana vai se reunir por videoconferência com 20 prefeitos e discutir a ampliação ou a flexibilização do isolamento social.

 O governo do estado anunciou nesta sexta-feira um pacote de auxílio econômico no valor de 1 bilhão de reais para proteger pequenos empreendedores dos efeitos da pandemia. A maior parte das medidas vai reforçar linhas de crédito, com diminuição de juros e desburocratização de processos no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e na Fomento Paraná. As empresas que receberem os recursos devem se comprometer a não fazer demissões.

O governo também renovou por mais 12 meses os incentivos fiscais do programa Paraná Competitivo, prorrogou por 90 dias o prazo de pagamento do ICMS do Simples Nacional para 277 mil empresas e anunciou um projeto de lei que mantém os contratos com as terceirizadas prestadoras de serviço ao governo estadual, também com a condição da manutenção dos empregos.

 Um grupo de manifestantes realizou nesta sexta-feira uma carreata, no bairro Bigorrilho, em Curitiba, para pedir a volta ao trabalho. Eles são a favor do presidente Jair Bolsonaro que, em pronunciamento oficial, pediu que os trabalhadores voltassem ao expediente e as crianças às escolas.
No entanto, especialistas em saúde, associações de médicos e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o isolamento como ferramenta principal para frear a propagação do coronavírus.