35% das cidades do Paraná não tiveram mortes por Covid no mês de julho


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 03/08/2021

Ao menos 142 municípios do Paraná, não registraram mortes pela Covid-19 no mês de julho. O número representa 35,5% dos 399 municípios do Estado. O levantamento foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde que aponta que outras 89 cidades tiveram uma morte no mês (22,3%) e 42 municípios (10,5%) duas vítimas. Apenas 36 municípios, em todo o Paraná tiveram mais de 10 mortes. Ao todo, 1.999 mortes foram notificadas pela doença no mês passado em 257 cidades. Em números absolutos, desde fevereiro deste ano o Paraná não registrava menos de 2 mil mortes no espaço de um mês.

O nível médio dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) chegou, nesta segunda-feira, a 49,7%. Por causa desse indicador, a Sanepar afirmou que estuda a possibilidade de implantar um modelo mais rígido de rodízio no fornecimento de água a partir da segunda quinzena de agosto. Atualmente, os moradores de Curitiba e região são abastecidos durante 60 horas de forma contínua, com suspensão no fornecimento de água por 36 horas. Esse modelo começou a valer em 15 de março, quando o nível dos reservatórios estava em 60%. A redução no volume de água reservada ocorre devido aos baixos índices de chuvas durante o mês de julho. A companhia mantém o pedido de uso racional da água pela população.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou na noite desta segunda-feira (2) que teve o número de celular clonado. Ele postou nas redes sociais a informação e pede que as pessoas tenham cuidados com os golpes. Ratinho não é o primeiro governador do Paraná a ter o celular clonado. Em 2018, a então chefe do executivo Cida Borghetti (Progressistas) também sofreu com o problema e ao menos quatro pessoas do círculo próximo da política depositaram R$ 4 mil para os golpistas, pensando ser um pedido de Borghetti. No mesmo ano, o deputado estadual e 1º Secretário da Assembleia Legislativo do Paraná, Luiz Claudio Romanelli (PSB), também teve o celular clonado.