2,5 mil hectares de Mata Atlântica foram desmatados no Paraná neste ano


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 08/12/2021

Em 2020, o Estado do Paraná recebeu 685 alertas de desmatamento referentes ao bioma Mata Atlântica, equivalente a 4.675 hectares desflorestados. Esse número é mais do que o dobro do registrado em 2019, que foi de 2,2 mil hectares desmatados. Os números são do projeto MapBioma que analisa e refina os alertas e acompanha os dados do desmatamento. Até setembro deste ano, já foram emitidos 408 alertas, referentes a 2.526 hectares desmatados de floresta no Estado. O coordenador técnico do MapBioma, Marcos Reis Rosa, destaca que o Paraná está entre os três Estados que mais desmatam o bioma Mata Atlântica, atrás apenas de Minas Gerais e Bahia, mas que esses números devem ser ainda maiores, se levar em consideração o desflorestamento pontual e ilegal em pequenas áreas.

Segundo o coordenador, a principal causa do desmatamento no Paraná é a expansão agropecuária, com foco na região de Mata das Araucárias.

Rosa destaca que o desmatamento afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas que moram nas cidades, inclusive, na qualidade do ar e na qualidade e quantidade de água.

O país perdeu 24 árvores por segundo em 2020. O relatório do MapBiomas mostra que o desmatamento subiu 14% no ano passado em relação à área desmatada de Mata Atlântica; Segundo o projeto, 99,8% dos desmates têm indício de ilegalidade e só 2% tiveram alguma providência do Ibama.