Em partida intensa, Coritiba perde fora de casa para o América-MG e ‘fica na torcida’ para não voltar à zona de rebaixamento


  • Criado por: Adriana Diniz
  • Postado em: 04/09/2022

O Coritiba segue sem saber o que é vencer fora de casa no Campeonato Brasileiro. Na noite deste sábado (3 de setembro), jogando contra o América-MG na Arena Independência, o time paranaense teve um desempenho fraco ofensiva e defensivamente e acabou sendo facilmente derrotado por 2 a 0, com um gol em cada tempo. Pedrinho foi quem abriu o placar, aos 29 minutos da etapa inicial, enquanto Matheusinho, aos 32 do segundo tempo, deu números finais ao confronto. A partida ainda teve duas bolas que pararam no travessão (uma para cada lado).

Estacionado nos 25 pontos após 25 rodadas, o Coxa aparece neste momento fora da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, em 16º lugar. Para não voltar a ficar entre os quatro últimos colocados, contudo, o clube do Alto da Glória terá de torcer contra o Cuiabá, que tem os mesmos 25 pontos e neste domingo joga contra o São Paulo, na Arena Pantanal.

O América-MG, por sua vez, chega aos 35 pontos e aparece em oitavo lugar. No Brasileirão, a equipe comandada por Vágner Mancini não sabe o que é perder há sete partidas, numa sequência de cinco vitórias e dois empates.

CALENDÁRIO

Na próxima rodada o Coritiba enfrenta o Atlético-GO (19º lugar) em casa, num confronto direto na luta contra o rebaixamento. A partida acontece no domingo (11), às 18 horas. Já o Coelho visita o Botafogo no Engenhão, também no domingo, às 11 horas.

ESCALAÇÕES

O técnico Guto Ferreira não pôde contar com o volante Willian Farias no jogo em Minas Gerais, uma vez que o volante levou uma forte pancada no pé no jogo com o Avaí e não se recuperou. Com isso, a novidade no onze inicial coxa-branca foi o volante Bernardo Lemes.

Do outro lado, Vágner Mancini teve de lidar com um único desfalque, o meia Juninho, suispenso após ter recebido o terceiro cartão amarelo no empate em 1 a 1 contra o Atlético-MG, na última rodada. Para o lugar dele, a opção foi por Matheusinho.

PRIMEIRO TEMPO

Jogando fora de casa, o Coritiba tentou adotar uma postura mais reativa. Faltou, contudo, acertar os contra-ataques, o que significa que o América-MG teve o domínio de jogo e pouco foi incomodado pelos paranaenses. De tanto insistir, os mineiros acabaram encontrando o gol aos 29 minutos, quando Cáceres usou a cabeça para deixar Pedrinho na cara do gol.

SUBSTITUIÇÕES

Na volta do intervalo, Guto Ferreira já promoveu duas alterações no Coxa, com Rafael Santos e Robinho substituindo Diego Porfírio e Egídio. Aos 16 e aos 21, foi vez de Warley e Thonny Anderson, respectivamente, entrarem nos lugares de Natanael e Adrián Martínez. Por fim, aos 29, o jovem Biel entrou na vaga de Fabrício Daniel.

Vágner Mancini, por sua vez, fez as duas primeiras substituições no Coelho aos 15 minutos, quando Alê e Benítez suplantaram Everaldo e Martínez. Aos 24, Danilo Avelar substituiu Marlon. E aos 31, Felipe Azevedo e Mastriani suplantaram Henrique Almeida e Pedrinho.

SEGUNDO TEMPO

A etapa final já começou com emoção com menos de um minuto de bola rolando, com Lucas Kal mandando uma bola no travessão do gol defendido por Alex Muralha. Melhor do que na etapa inicial, contudo, o Coxa esteve perto do empate, que só não veio porque o chute de Alef Manga, aos 16 minutos, também acabou parando no travessão.

O Coelho, no entanto, seguiu melhor na partida, de maneira geral, e chegou ao segundo gol aos 32 minutos, quando Danilo Avelar e Felipe Azevedo (que entraram no segundo tempo) tramaram boa jogada pela esquerda, que terminou com o lateral cruzando na medida para Matheusinho cabecear pro fundo da rede: 2 a 0.

NÚMEROS DO JOGO

O Coritiba somou 49% da posse de bola e finalizou 11 vezes a gol (acertando duas vezes a pontaria) ao longo da partida, na qual ainda teve cinco escanteios, mas não criou nenhuma grande chance de gol. O América-MG, por outro lado, arrematou 25 vezes e colocou o goleiro Alex Muralha para trabalhar em dez ocasiões. A equipe mineira, que teve quatro escanteios, criou três grandes chances de gol no jogo e aproveitou duas dessas oportunidades.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 2 x 0 CORITIBA

América-MG: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Iago Maidana, Éder e Marlon Lopes; Lucas Kal, Martinez (Benítez) e Matheusinho; Everaldo (Alê), Henrique Almeida (Mastriani) e Pedrinho (Felipe Azevedo). Técnico: Vagner Mancini
Coritiba: Alex Muralha; Natanael (Warley), Chancellor, Luciano Castán e Diego Porfírio (Rafael Santos); Bernardo, Bruno Gomes, Egídio (Robinho) e Alef Manga; Fabrício Daniel (Biel) e Adrián Martínez (Thonny Anderson). Técnico; Guto Ferreira
Gols: Pedrinho (29-1º) e Matheusinho (32-2º)
Cartões amarelos: Alef Manga, Diego Porfírio e Thonny Anderson (C); Marlon e Pedrinho (A)
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG), sábado, às 20h30

PRINCIPAIS LANCES

Primeiro tempo

1 – Marlon recebe na entrada da área pela esquerda, corta o marcador e chuta forte, por cima do gol.

5 – Chancellor aciona Egídio na intermediária. Com liberdade, o jogador do Coxa avança e chuta forte. Cavichioli espalma.

6 – Lucas Kal aproveita a sobra de bola na entrada da área e chuta cruzado. Muralha só olha a bola, que passa ao lado do gol.

10 – Henrique Almeida ganha no corpo a disputa pela posse de bola, próximo da linha de fundo, e dá um toque para trás. Diversos jogadores do América-MG passam pela bola, mas não conseguem finalizar.

14 – Pedrinho recebe de Henrique Almeida dentro da área e chuta. A bola vai em cima de Muralha, que segura firme.

17 – Matheusinho limpa o marcador na entrada da área e passa para Henrique Almeida, que ajeita a bola com um toque de letra para Martínez chegar batendo. Muralha cai no canto e defende.

18 – Lançamento para Alef Manga. O atacante dispara pela esquerda, invade a área, limpa dois marcadores e chuta forte, cruzado. Cavichioli faz grande defesa e na sequência a arbitragem assinala um impedimento na origem do lance.

20 – Emmanuel MArtínez chuta forte da entrada da área, por cima do gol.

28 – O América-MG faz boa trama ofensiva e a bola chega em Everaldo. Bem posicionado, o atacante chuta, mas é travado na ‘hora H’. A bola sai em escanteio.

29 – Gol do América-MG! Cobrança de escanteio de Martínez. A zaga afasta, Matheusinho vence a disputa na entrada da área e a sobra fica com Cáceres na área, que dá um toque de cabeça. Pedrinho aparece livre na cara do gol e chuta no canto, sem chance de defesa.

39 – Contra-ataque do América-MG. Cavichioli toca para Matheusinho, que aciona Everaldo. O atacante limpa o marcador na lateral e enfia para Pedrinho, que chega batendo forte, por cima do gol.

Segundo tempo

1 – Henrique Almeida ajeita para Lucas Kal chegar batendo de fora da área. A bola explode no travessão e no rebote o atacante tenta de cabeça, mas Muralha faz a defesa.

7 – Pedrinho avança com liberdade pela intermediária e chuta firme e rasteiro de longe. Bem posicionado, Muralha segura.

16 – Alef Manga recebe na esquerda, corre para o meio e chuta forte. A bola explode no travessão.

26 – Cobrança rápida de lateral de Benítez. Henrique Almeida desvia e Pedrinho sai na cara do gol. Ele chuta forte, mas Muralha fecha bem o ângulo e faz uma grande defesa.

32 – Gol do América-MG! Danilo Avelar lança para Felipe Azevedo na esquerda. O atacante segura e devolve com um toque de letra pro lateral, que cruza na medida para Matheusinho aparecer no meio da área e cabecear pro fundo da rede.